terça-feira, 30 de agosto de 2011

A EDUCAÇÃO PROFISSIONAL OPORTUNIZANDO EMPREGABILIDADE E QUALIFICAÇÃO NO VALE DO PARANHANA!

É notável o crescimento e o reconhecimento da educação profissional em todo o país, pois “Curso Técnico Encurta Caminho para Emprego". Esse foi o título da matéria divulgada pelo “Fantástico”, exibido pela Rede Globo, em 31 de agosto de 2009. O programa ressaltou que, atualmente, ter um Curso Técnico no currículo é, praticamente, a garantia para se conseguir um bom emprego.

Os cursos técnicos são programas de educação profissional que habilitam para uma determinada profissão, e proporcionam, para quem os faz, maior conhecimento prático, capacidade para trabalhar no setor escolhido, por um valor mais barato se comparado aos gastos com uma faculdade.

As vantagens não se limitam aos investimentos, pois os cursos técnicos exigem menos tempo para essa formação (duram cerca de um ano e meio, até três anos, no máximo), são cursos focados, ou seja, a capacitação técnica e prática são abordadas logo no início do curso. A curta duração também tem outra vantagem: acaba possibilitando a inserção mais rápida no mercado de trabalho e, assim, a verificação do retorno do tempo de estudo.

Uma pesquisa realizada em 2007, pela Secretaria de Educação Profissional e Tecnológica (SETEC), revela que o ensino técnico aumenta, e muito, as chances de ingresso no mercado de trabalho. Dos quase três mil entrevistados em todo o Brasil, formados entre 2003 e 2007, nada menos que 72% dos ex-alunos estão no mercado de trabalho, sendo 65% na atuam na própria área de formação. E, de cada dez ex-alunos empregados, seis recebem salário na média da categoria.

Nessa perspectiva, observa-se também que o curso técnico está sendo considerado o primeiro passo para a Faculdade, já que cerca de 57% dos alunos do ensino técnico ingressam no ensino superior. O que corrobora para o seu papel na formação continuada, pois acaba por impulsionar o técnico para seguir sua qualificação.

Em termos curriculares, a educação profissional não deve ater-se apenas a disciplinas técnicas. Como toda educação, precisa olhar para o sujeito em sua integralidade, promovendo condições para que este se desenvolva de forma global, com vistas a competências interpessoais.

Afinal, o mundo do trabalho exige um profissional que supere conflitos, trabalhe em equipe, seja criativo, flexível e proativo. Para tanto, os cursos precisam desenvolver a capacidade de expressão escrita e oral, raciocínio lógico, empreendedorismo, liderança e espírito crítico-reflexivo.

Neste sentido, é grande a responsabilidade da educação profissional, que prepara o aluno para um mercado sedento por pessoas que possam analisar propor, negociar, cooperar, avaliar, resolver problemas e qualificar os processos nas organizações.

Por fim, a educação profissional é um projeto de desenvolvimento econômico e social, com vistas a atender à diversidade de situações da população brasileira, vinculando necessidades empresariais de uma região ou estado, contribuindo para a redução das desigualdades sociais com responsabilidade social.

As oportunidades para ingressar em um Curso Técnico no Vale do Paranhana são muitas, somente a IENH em Igrejinha oferece 3 cursos técnicos: Administração, Informática e Vendas. Saiba mais: www.ienh.com.br ou http://cursostecnicosienhig.blogspot.com/

Nenhum comentário:

Postar um comentário