terça-feira, 22 de setembro de 2009

VER PARA CRER OU CRER PARA VER?

Acreditar vem do latim credere, da palavra crer. Nossas crenças são a origem de nossas limitações. Acreditamos que as latas de refrigerante podem passar leptospirose, em ladrões de rins, no monstro do Lago Ness, em discos voadores, em jacarés na rede de esgoto, assombração, cartomantes, tarô, mapa astral, superstições, mas não conseguimos acreditar em nós mesmos.

Somos criados para sermos limitados, o sistema de ensino deforma os alunos, contraria a criatividade, sufoca a arte da dúvida, destrói a ousadia e a simplicidade, furta o que temos de melhor, a criatividade. Na vida os questionamentos são encarados pelos mais velhos como falta de respeito, a sociedade prioriza a submissão e que todos devemos agir do mesmo modo, em um sistema arquitetado deste modo realmente se torna mais difícil o desenvolvimento, junta-se a essa questão a inveja e está completo o caos.

Segundo pesquisas de órgãos especializados, a auto-estima humana nunca esteve tão baixa, as pessoas vivem com medo, não acreditam em si mesmas. Os fracassos são mais constantes, estamos realizando menos progressos pessoais, não existem mais certezas, apenas mudanças, e não estamos conseguindo conviver com isso, pois aprendemos que mudanças são traumáticas, não um processo natural de autoconhecimento e evolução que nos tornará pessoas melhores.

Mas você tem que acreditar, pois Sonhadores, Empreendedores sempre estão à frente do seu tempo, por isso são tão incompreendidos, perseguidos, ridicularizados, taxados de loucos, com isso passaram a contar apenas com a força de seu coração e a certeza de que estavam fazendo a coisa certa, mais do que sonhadores estes eram extremamente persistentes, outra característica que lhes garantiu sucesso na realização de seus objetivos, sem ela, provavelmente muitos deles teriam abandonado tudo e se tornado pessoas comuns fadadas á mediocridade.

Grande abraço a todos!

Leandro Sieben

10 comentários:

  1. -A escola prepara para o empreendedorismo?
    Para a liderança?

    Bom, na minha opinião, a escola não nos prepara para sermos empreendedores, mas sim, para sermos "empregados". No texto mostra bem, as escolas furtam nossa criatividade, tudo isso pois o plano de ensino esta errado, mal PLANEJADO. E não sendo empreendedor, consequentemente não sera um lider.

    O que deveria mudar?

    O aluno deveria ser preparado desde cedo para ser um empreendedor, pensar na frente dos outros, planejar o futuro, assim, consequentemente, sai preparado para o competitivo mercado de trabalho.

    ResponderExcluir
  2. - A escola prepara para o empreendedorismo? Para a liderança?

    Na minha opinião não, pois a escola limita todos os nossos pensamentos sonhos, coloca nossa alto-estima para baixo, ficamos com medo de perguntar caisas. Ela também não prepara nos para sermos um lider, pois ensinam a mesmoa coisa para todo mundo, que é o basico.
    Para sermos um lider a inspiiração tenque vir de nos mesmos, pois se nos queremos algo, temos que te vontade de aprender e fazer.

    - O que deveria mudar?

    Deveriam se preocupar mais com os alunos, dar mais espaço para os alunos tirarem suas duvidas, e assim os alunos vão perdendo o medo de perguntar e assim depende de cada um para se tornar um líder.

    ResponderExcluir
  3. -A escola prepara para o empreemdedorismo? Para a liderança?

    Não, as escolas hoje em dia estão fazendo com que as pessoas não sejam empreendedoras, mas sim, empregados.
    E se as escolas não preparam o jovem para ser um empreendedor, entao, consequentemente ele também não vai ser um bom líder.

    -O que deveria mudar?
    As disciplinas que são passadas aos alunos são padrão em todas as escolas.Para que ocorra alguma mudança, algumas matérias deveriam fazer com que o jovem fique ciente da realidade.

    ResponderExcluir
  4. A escola prepara p/ o empreendedorismo? Para a liderança?
    Não, nosso sistema educacional forja-nos à sermos simples funcionários, à vivermos numa alienação vitalícia. Ela poda toda forma de criatividade, confundindo-a com desordem. Liberdade de pensamento nada mais é, do que uma forma de anarquia mais intelectualizada.´

    O que deveria mudar? O sistema educacional brasileiro como um todo está um caos. Na questão empreendedora pior ainda. Talvez seja uma questão histórica, o Brasil sempre foi um país que esteve atrás(tecnológicamente falando)dos países desenvolvidos. Mas depende somente dele para mudar. Questões como essa,devem ser prioridade no momento em que define-se para onde irão os recursos públicos, principalmente na capacitação dos profissionais da educação.

    ResponderExcluir
  5. - Acredito que a escola não prepare os alunos para o empreendedorismo, pois para ser empreendedor, é necessário estar preparado para os desafios mais adversos... e atualmente, vemos um sistema educacional em estado crítico, onde alunos não possuem mais respeito por nada, se acham no direito de imperar sobre tudo. E agindo assim, o destino somente reserva o fracasso a esse tipo de pessoa.
    Para ser empreendedor de sucesso é preciso ter conhecimento, mais também é necessário ter respeito pelos outros, ter a noção que algo nunca estará perfeito e que sempre poderá ser aprimorado. Empreender é estar aberto a novas idéias... e não é atravéz de um sistema educacional onde só se repete processos e não se estimula a criatividade, o melhor meio de formar agentes de mudança.

    ResponderExcluir
  6. - A escola prepara para o empreendedorismo?E para liderança?
    Minha opinião sobre o que a escola de hoje anda ensinando para os jovens de amanhã:
    *São idéias que não dão uma direção exata para o futuro de muitos, nesse comentario não retiro o valor do estudo, mas o que se esina hoje em muitas escolas é um conteúdo baseado em cima de calcúlos e textos sem muita vida real.
    *Nos dias em que vivemos acredito que faltam "idéias" de como criar um plano de ensino mais rude, professores trazendo conhecimento que mostrem como chegar ao topo ao invés de calculos e textos sobre "boi da cara preta", que não te mostram a realidade.

    -O que deveria mudar?
    Penso que se houvesse matéria de "empreededorismo" mesmo antes de se formar no ensino fundamental algo na vida das pessoas mudaria, pois ja estariam entrando no ensino médio com novas idéias.

    ResponderExcluir
  7. a escola prepara para o empreendedorismo?para a liderança? eu agretido que não.no meu tempo não tinha nada disso, pelo que eu tenho acompanhado ainda não saimos capaçitados para liderança estudomos para trabalhar não para projetar uma meta. O que deveria mudar? deveria mudar des la de traz, a metodologia de encino estimular os alunos ter colegios preparado para esse tipo de encino.

    ResponderExcluir
  8. A escola prepara para o empreendedorismo?

    Já sou formado no ensino médio, e passei todos os anos fazendo trabalhos que os professores passaram somente para os alunos ter uma nota no fim do trimestre. Os professores de hoje, pelo menos, os professores que eu tive, nenhum deles passaram um trabalho ou pesquisa que dispertasse em mim um desejo de criar, administrar ou liderar. Agora estou fazendo um curso técnico de informática que tem uma disciplina de empreededorismo, estou tendo a oportunidade de dispertar isto em mim, sei que muitos nao terão esta oportunidade pois com o nível de ensino de nossas escolas é dificil achar alguém que ouviu falar sobre empreendedorismo na sala de aula. Penso que para mudar isso, o governo poderia mudar a forma de ensino nas escolas e investir mais nos professores com workshops e cursos de aperfeiçoamento.

    ResponderExcluir
  9. Bela iniciativa Leandro. Empreendedorismo educacional, formação de novas lideranças,..são assuntos importantes e que têm MUITO para serem trabalhados ainda. Parabens!!Sucesso!!

    ResponderExcluir
  10. A forma desse texto, as coisas que ele diz me perecerem de mais com o livro "Os Protocolos dos Sábios De Sião".. tá bom, é um livro bem preconceituoso, mas cada um que tire suas conclusões. Já leu (recomendação do prof. Valsênio)?

    ResponderExcluir