segunda-feira, 7 de setembro de 2009

Do discurso a prática!

é importante praticar, vejamos....

O Curso de Extensão, Programa para líderes escolares: introdução ao coaching é uma iniciativa da Instituição Evangélica de Novo Hamburgo – IENH, Unidade Igrejinha, em parceria com a Secretaria Municipal de Educação de Igrejinha. Os encontros aconteceram no dia 27 de agosto, nas dependências da Escola Cenecista de Ensino Médio 1º de junho.

O curso de oito horas procurou orientar e motivar os estudantes líderes (representantes de turma) para suas reais funções no contexto da comunidade escolar, diferenciação de conceitos: liderança X poder, empreendedorismo, onde se trabalhou as diferenças na atuação comportamental de autoridade, saber ouvir, estruturar projetos escolares sabendo envolver os alunos e a comunidade. A formação atingiu 60 jovens da Rede Municipal, Estadual e Privada da cidade de Igrejinha.

O curso traz uma possibilidade de renovação, sensibilizando através desta proposta o surgimento de novas lideranças, pois estas estarão num futuro próximo desenvolvendo o tecido empresarial, a economia e, consequentemente atuarão em inúmeros projetos para o desenvolvimento da região. Contudo, é necessário romper paradigmas, promover uma cultura de novas lideranças, desde cedo, nas escolas e nas universidades incutindo nos estudantes, a partir do Ensino Fundamental a semente da liderança.

A abertura do curso foi feita pela Secretária de Educação de Igrejinha, Liége Brusius. O curso foi ministrado pelos professores da IENH, Alessandra Haag e Leandro Sieben. A Instituição Evangélica de Novo Hamburgo – IENH agradece a parceria da Secretaria de Educação que sempre está atenta e disposta a desenvolver novos projetos para a Comunidade Escolar do Município.

Um comentário:

  1. Curso: Técnico em Administração
    Nome: Caroline dos Santos Cavalheiro, diz:

    “Desemprego e exclusão do jovem”

    A falta de qualificação é um dos principais fatores do desemprego entre os jovens. Essa falta de qualificação faz com que os jovens não tenham oportunidades no mercado de trabalho. É nessa etapa da vida que os jovens adquirem responsabilidade, confiança e segurança para uma vida futura, a falta de oportunidade de emprego, faz com que eles não confiem em si mesmo e isso é um fator de risco. Pois a caminhos diferentes a seguir, como o da criminalidade, por exemplo, que é muitas vezes um caminho sem volta. E isso é muito preocupante, pois os jovens são considerados o futuro de nosso mundo.
    Sim, os jovens precisam de qualificação nessa etapa de vida, mas também, precisam de oportunidades, talvez projetos sociais, nos quais, lhes mostrem uma visão do mundo diferente, uma visão otimista, cheia de oportunidades á serem agarradas e aproveitadas e que não é algo impossível de acontecer. Esse é um mundo, do qual eles também fazem parte e não podem se deixarem excluir. Sendo incluídos no mercado de trabalho, eles adquirem confianças em si mesmos e segurança para seu futuro.
    O futuro depende de todos, mas principalmente de nós jovens, então cabe a nós mudar essa situação, e não permitir que sejamos excluídos da sociedade. O mundo de hoje e cheio de oportunidades e opções diferenciadas, só nos resta escolhe-las e aproveitá-las. Eu sou adolescente e sei que esse mundo dá medo, ás vezes, ou todo tempo, mas o medo de algo novo é normal se ter, nós só não podemos deixar que ele nos impeça de viver.

    ResponderExcluir