terça-feira, 22 de setembro de 2009

VER PARA CRER OU CRER PARA VER?

Acreditar vem do latim credere, da palavra crer. Nossas crenças são a origem de nossas limitações. Acreditamos que as latas de refrigerante podem passar leptospirose, em ladrões de rins, no monstro do Lago Ness, em discos voadores, em jacarés na rede de esgoto, assombração, cartomantes, tarô, mapa astral, superstições, mas não conseguimos acreditar em nós mesmos.

Somos criados para sermos limitados, o sistema de ensino deforma os alunos, contraria a criatividade, sufoca a arte da dúvida, destrói a ousadia e a simplicidade, furta o que temos de melhor, a criatividade. Na vida os questionamentos são encarados pelos mais velhos como falta de respeito, a sociedade prioriza a submissão e que todos devemos agir do mesmo modo, em um sistema arquitetado deste modo realmente se torna mais difícil o desenvolvimento, junta-se a essa questão a inveja e está completo o caos.

Segundo pesquisas de órgãos especializados, a auto-estima humana nunca esteve tão baixa, as pessoas vivem com medo, não acreditam em si mesmas. Os fracassos são mais constantes, estamos realizando menos progressos pessoais, não existem mais certezas, apenas mudanças, e não estamos conseguindo conviver com isso, pois aprendemos que mudanças são traumáticas, não um processo natural de autoconhecimento e evolução que nos tornará pessoas melhores.

Mas você tem que acreditar, pois Sonhadores, Empreendedores sempre estão à frente do seu tempo, por isso são tão incompreendidos, perseguidos, ridicularizados, taxados de loucos, com isso passaram a contar apenas com a força de seu coração e a certeza de que estavam fazendo a coisa certa, mais do que sonhadores estes eram extremamente persistentes, outra característica que lhes garantiu sucesso na realização de seus objetivos, sem ela, provavelmente muitos deles teriam abandonado tudo e se tornado pessoas comuns fadadas á mediocridade.

Grande abraço a todos!

Leandro Sieben

segunda-feira, 7 de setembro de 2009

Do discurso a prática!

é importante praticar, vejamos....

O Curso de Extensão, Programa para líderes escolares: introdução ao coaching é uma iniciativa da Instituição Evangélica de Novo Hamburgo – IENH, Unidade Igrejinha, em parceria com a Secretaria Municipal de Educação de Igrejinha. Os encontros aconteceram no dia 27 de agosto, nas dependências da Escola Cenecista de Ensino Médio 1º de junho.

O curso de oito horas procurou orientar e motivar os estudantes líderes (representantes de turma) para suas reais funções no contexto da comunidade escolar, diferenciação de conceitos: liderança X poder, empreendedorismo, onde se trabalhou as diferenças na atuação comportamental de autoridade, saber ouvir, estruturar projetos escolares sabendo envolver os alunos e a comunidade. A formação atingiu 60 jovens da Rede Municipal, Estadual e Privada da cidade de Igrejinha.

O curso traz uma possibilidade de renovação, sensibilizando através desta proposta o surgimento de novas lideranças, pois estas estarão num futuro próximo desenvolvendo o tecido empresarial, a economia e, consequentemente atuarão em inúmeros projetos para o desenvolvimento da região. Contudo, é necessário romper paradigmas, promover uma cultura de novas lideranças, desde cedo, nas escolas e nas universidades incutindo nos estudantes, a partir do Ensino Fundamental a semente da liderança.

A abertura do curso foi feita pela Secretária de Educação de Igrejinha, Liége Brusius. O curso foi ministrado pelos professores da IENH, Alessandra Haag e Leandro Sieben. A Instituição Evangélica de Novo Hamburgo – IENH agradece a parceria da Secretaria de Educação que sempre está atenta e disposta a desenvolver novos projetos para a Comunidade Escolar do Município.