terça-feira, 4 de agosto de 2009

Como despertar o olhar dos estudantes para o empreendedorismo?

Lá vamos nós...respondendo ao amigo Edinei, como despertar o olhar dos estudantes para este cenário?

Acredito piamente, que o empreendedorismo poderá despertar fácil interesse nos estudantes, vejamos, primeiramente é necessário desmistificar que o empreendedorismo tem a missão de abrir e gerir novas empresas, aproveitar oportunidades, ter sucesso, gerar emprego e renda e riqueza. O Empreendedorismo vai muito mais além do que tudo isso, pois, pressupõe, acima de tudo, a realização do indivíduo por meio de atitudes de inquietações, ousadia e proatividade na sua relação com o mundo.

Nesta linha de raciocínio percebo que no Ensino Médio é o momento ideal para estudar esta temática, pois nesta fase o jovem encontra-se em profundas inquietações, que atravessam uma fase de transição entre a adolescência e a vida adulta, marcada por uma série de questionamentos conflitantes do tipo: como se preparar para o futuro profissional, num mundo cada vez mais competitivo e sem empregos? Quais as perspectivas econômicas mundiais, que nortearão a minha vida profissional e pessoal? Que rumo seguir quando sair da escola? Onde e como buscar um meio de renda? Essas e tantas outras indagações permeiam o subconsciente dos jovens, diante do contexto econômico e social do país, marcado por profundas desigualdades sociais. OBS: Estas perguntas me assolam até hoje, mas foram no Curso CPD na SETREM que elas estiveram mais presentes em minha vida.

É justamente nesta fase da vida que o empreendedorismo se torna uma atração, desafiando o aluno além dos problemas de física, matemática e ciência, mas sim um olhar mais holístico da sociedade, sempre pautado na mudança local com vista a transformar o global. Caro amigo, o jovem quer desafios e o empreendedorismo poderá oportunizar inúmeros desafios e com isso o aluno se vê importante e capaz de transformar projetos em realizações.

Contudo cabe a Escola e ao Educador a prazerosa e desafiadora missão de fomentar o empreendedorismo na escola, a capacidade para identificar os talentos empreendedores e motivá-los SEMPRE.

Tentando responder a segunda pergunta, como a sociedade vê novos empreendimentos?

Acredito que novos empreendimentos, novos projetos sempre são bem vistos pela sociedade, contudo o mais marcante em nossa cultura são os empreendimentos que não dão certo, pois se tornam correntes fáceis da rodas de fofocas....viu a empresa A está quebrando, e assim vai.

Por fim, é necessário criar a cultura de socializar o empreendedorismo como ferramenta de transformação local, regional e nacional.

Um forte abraço Edinei, você é um empreendedor, veja a caminhada de vida, alguns autores chamam isso de coaching, eterno treinador do seu próprio ego.

3 comentários:

  1. Isso que é consideração do AUTOR com um LEITOR....

    Discutir sobre um assunto é a melhor forma de encontrar boas soluções....

    Continue disseminando teu conhecimento...

    Abraço... e até o próximo...
    Edinei

    ResponderExcluir
  2. Caro Colega Leandro,
    Parabéns por sua iniciativa em iniciar este blog educativo e incentivador!
    Gostaria de participar que nós da Haag Consultoria em RH estamos embuídos no Projeto Semana Global do Empreendedorismo www.semanaglobal.org.br , onde, já conseguimos a parceria da Prefeitura de Cachoeira do Sul para fomentar esta premissa na comunidade Cachoeirense, pois a Haag, tem uma filial lá com profissionais engajados neste tema.... e, gostaria de te fazer um convite em especial. Você deseja palestrar na Cidade de Cachoeira do Sul com o apoio da Secretaria de Educação para os Professores da Cidade? Esse evento acontecerá do dia 16 à 22 de novembro e teremos em um dia desta semana um evento específico aos educares. Teu tema é primordial para a realização deste e, sabendo sobre seu interesse no despertar os estudantes sobre empreendedorismo conseguiremos enriquecer tal Projeto.
    No Brasil a líder da iniciativa foi a Endeavor (www.endeavor.org.br) que difundiu o movimento e mobilizou os parceiros. A Endeavor também promove a campanha nacional Bota Pra Fazer (www.botaprafazer.org.br) que tem como objetivo colocar o tema empreendedorismo na pauta dos brasileiros.

    Em 2008, vencemos o desafio de realizar a maior das Semanas. Foram promovidas atividades em todos os estados brasileiros. Tivemos o envolvimento de 1.735 organizações parceiras num total de 1.781 atividades que envolveram 1.400.000 pessoas.


    Os 90 países, que estão engajados na realização da Semana em 2009, se reuniram em março deste ano em Kansas City. Nesta reunião foram entregues 5 prêmios pelos resultados em 2008 e a Endeavor SP, anfitriã do movimento no Brasil, ganhou 2 deles: um pela capacidade de entregar a mensagem ao maior número de pessoas por meio de parceria com a mídia, e outro por ter inspirado os brasileiros através da campanha Bota Pra Fazer (www.botaprafazer.org.br).
    Será interessante participares deste Projeto que é mundial, pois o tema Empreendedor envolve um despertar à novas possibilidades.
    Parabéns novamente e, contamos com a sua participação.
    Um grande abraço.
    Att
    Haag

    ResponderExcluir
  3. Olá Alessandra,

    será um prazer participar, este blog visa socializar e despertar a comunidade para a importância desta temática.

    Abraço,
    Leandro Sieben

    ResponderExcluir