segunda-feira, 26 de abril de 2010

JOVENS BRASILEIROS SEM EMPREGO / EMPREENDEDORES SOCIAIS URGENTE

Em recente publicação (IPEA, 2010) – Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada revelou os números do desemprego entre os jovens de 15 a 24 anos é 3,5 vezes maior do que entre os trabalhadores considerados adultos, com mais de 25 anos de idade. A taxa utilizada pelo estudo é de 2005, pois pretende tecer comparação com anos anteriores. Em 1990 o desemprego dos jovens era de 2,8, em 1995 a taxa subiu para 2,9e em 2000 o desemprego dos jovens era três vezes maior ao dos adultos.

Estes números são reveladores e preocupantes e as evidências do elevado desemprego entre os jovens brasileiros deixam claro a necessidade de programas sociais voltados para superar essa realidade. Afinal o desemprego nesta etapa da vida colabora para a instalação da vulnerabilidade destes jovens que podem acabar participando de grupos e risco onde estarão muitas vezes expostos a clandestinidade e a possibilidade de criminalidade. Neste contexto, Baumann (2004) explica, esses homens e mulheres não apenas perdem seus empregos, seus projetos, seus pontos de orientação, a confiança de terem controle de suas vidas, também se vêem despidos da sua dignidade como trabalhadores, da auto-estima, do sentimento de serem úteis para a sociedade.

Os números são assustadores e a situação dos jovens no mercado de trabalho deve ser um desafio permanente para todos os estados da nação, pois o estudo do (IPEA,2010), aponta que o Brasil terá cerca de 80 milhões de jovens buscando emprego nos próximos dez anos (2010-2020). Percebe-se que o país está na contra mão do progresso, o jovem está às margens da sociedade em situação de vulnerabilidade social e desemprego maciço.

O desemprego do jovem coloca em risco o desenvolvimento da sociedade, pois força os jovens a retardarem o ingresso no mercado de trabalho e amplia a dependência da família e das políticas públicas. Nos dizeres de Bauman (2004), neste regresso, não existem trilhas óbvias para retornar ao quadro dos integrantes, observa-se que retornar ao mercado de trabalho não será algo simples e sim uma árdua tarefa de um sonho regresso ao mundo dos incluídos.

Este é um resumo do artigo que estou produzindo "DESEMPREGO E A EXCLUSÃO SOCIAL DO JOVEM BRASILEIRO", vamos pensar estratégias de inclusão social destes jovens, o empreendedorismo é um dos caminhos, a educação profissional é uma forte aliada para a inclusão no mundo do trabalho. Abraço, Leandro Sieben.

Fontes:

BAUMANN, Zygmunt, Vidas Desperdiçadas, Rio de Janeiro, 2004, editora ZAHAR.

BRASIL, IPEA, Boletim de Economia e Política Internacional, Brasília, 2010.